sexta-feira, 27 de maio de 2011

O futebol está bem representado

O velho Wembley já recebeu às olimpíadas de 1948, a final da Copa do Mundo de 1966, a final da Eurocopa de 1996 e cinco finais de Champions Leagues. O novo Wembley recebeu apenas algumas finais de F.A cup e de Carling cup. Porém o novo Wembley, que fora inaugurado em 2007, causará inveja no velho por cediar um dos jogos mais esperados dos últimos tempos: a final da Champios League de 2011, disputada por Manchester United e Barcelona, as duas equipes que melhor representam o futebol na atualidade.

Sir Alex Ferguson, treinador Galês dos red devils, é o primeiro a endossar essa afirmativa: "É a final da década. Tudo pode acontecer", garante o mister do United, que ainda revela, na entrevista coletiva, que recebeu bons fluídos do treinador do Madrid, José Mourinho: "Mourinho me desejou o melhor", garantiu Ferguson, que já disputou três finais de Champions, vencendo duas.

Os números também dão razão a grande expectativa para a partida: dos últimos sete campeonatos espanhóis, o Barça levou cinco, tendo vencido duas Champios Leagues na década. Já os red devils venceram quatro, das últimas cinco Barclays Premier Leagues, chegando duas vezes em finais de Champions na década, perdendo uma, exatamente para o Barcelona, em 2009. A partida de 2009 foi disputada em Roma e o Barça venceu por dois tentos a zero. De lá para cá as equipes mudaram pouco. A grande diferença foi que o Barça seguiu com o menino Messi, que se transformou em homem e em melhor do mundo. O Manchester perdeu Cristiano Ronaldo. "Só".

Sobre a importância de Messi no jogo, o capitão dos "cúles", Carles Puyol espera que amanhã seja o dia do argentino. Lionel Messi, de 23 anos, jogou todos os doze jogos da equipe na Champions, tendo marcado onze tentos e dado três passes para gols. O atleta barcelonista já pode ser considerado o artilheiro da competição, pois quem mais têm gols com a camisa vermelha nesta Champions League é Javier Hernandéz, que foi as redes em quatro ocasiões.

O atleta mais festejado do lado Inglês é Wayne Rooney, de 25 anos, que atuou em 8 partidas na Champions, marcando três tentos e dando duas assistências aos companheiros. Segundo o zagueiro Puyol, Rooney é um grandíssimo jogador, que pode levar perigo para a zaga do Barça. O "shrek"- carinhoso apelido recebido da torcida em referência ao simpático ogro do filme de mesmo nome - vêm de uma temporada de altos e baixos. A eliminação na Copa e as más partidas feitas durante o mundial tiraram um pouco da confiança do jogador, que se envolveu em alguns problemas extra-campo e chegou a pensar em deixar os reds devils. Alex Ferguson reanimou o jogador, que foi peça fundamental no principal desafio da equipe na competição(o jogo contra o Chelsea, pelas quartas de final) marcando um gol e ajudando, e muito, seus companheiros durante a partida. Rooney cresceu na hora certa.

A despedida de Van der sar também é um ponto a se destacar no confronto. O arqueiro, de 40 anos, que disse que a decisão já vinha sendo pensada há tempos e que nada mudará após o término da partida, disputará sua terceira final de Champions League. Em 1995,  Van der Sar conquistou o título pelo Ajax, em cima do Milan. dai em diante, o jogador despontou para o mundo. Foi contratado pela Juventus em 1999, tendo passado duas temporadas na Itália. O goleiro holandês defendeu o Fulham, de 2001 até 2005, chegando então ao Manchester, clube em que seria ídolo. De 2005 até a atual temporada, Van der sar conquistou uma Champions League como jogador do Manchester. Essa será a quarta final que o atleta disputará.

Pep Guardiola, que disse que o Barça têm que mostrar mais que nunca ao mundo o seu futebol, deverá deixar Abidal(que volta aos poucos de um grave problema de saúde) no banco, escalando assim o zagueiro Puyol na lateral esquerda(vale lembrar que Adriano não pode defender a equipe catalã na Champions, já que disputou jogos pelo Sevilla nesta competição). Na final de 2009, Guardiola também escalou o polivalente Puyol na lateral, só que do outro lado. Mascherano deverá ser recuado à zaga, para atuar ao lado de Piqué. De resto, o Barcelona é a mesma equipe que vêm encantando o mundo na temporada. A disposição tática da equipe(4-3-3) deve ser a seguinte:


Alex Ferguson faz um pouco mais de mistério quanto sua escalação. O grande rodízio no elenco deixa dúvidas na cabeça de todos. A única certeza é que a dupla de zaga considerada a melhor do mundo, composta por Ferdinand e Vidic, deverá ser ponto decisivo no confronto. Ryan Giggs(que teve tornados públicos graves problemas pessoais, na última semana) é outro que deve ser confirmado como cérebro do time. No ataque, Berbatov deve seguir no banco, sendo a dianteira composta por Rooney e Chicharito Hernandéz. O provável Manhcester(que atuará num 4-3-3) para  a final é o seguinte:



Ás 15h:45m de sábado o mundo vai voltar os olhos para as duas equipes mais vitoriosas dos últimos anos no futebol mundial. O jogo bonito, o toque e a posse de bola do Barcelona se contrastarão com o jogo objetivo, mas não tão menos bonito do Manchester. O novo Wembley verá a decisão mais importante de sua história. Quem estiver presente no estádio poderá ver de perto a história sendo feita. A história do futebol só se engrandecerá no fim deste jogo.

3 comentários:

  1. Teremos um grande embate tática no sábado! Vai ser um jogo para quem gosta de tática. Só achei estranha essa sua formação do United, mas tudo bem. Pra mim os time jogam assim: http://bit.ly/mrbHWC

    Palpite?: United ganha com gol de Vidic na prorrogação com uma bola de Giggs.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Q fofo, adorei as imagens representando os jogadores!!! seu blog tá bom!!! E você assim, ja está treinando pra jornalismo esportivo! =D

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 26 anos e é o melhor time que já vi até agora. É algo fantástico! O Messi é de arrepiar! Nem tenho mais palavras.

    ResponderExcluir