sexta-feira, 8 de julho de 2011

A maior banda de todos os tempos?!.

Entitulo esse texto com uma afirmação que é ao mesmo tempo uma pergunta e um desafio, por tratar de uma banda lendária que teve seu fim de uma forma triste e que deixou milhões de fãns ao redor do mundo tristes. A afirmação que vira pergunta e desafio diz respeito a quatro garotos que saíram de Liverpool para conquistar o mundo. Trata-se de dez anos em que Paul MacCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr se dedicaram ao máximo a transformar a história da música mundial. The Beatles conseguiu em dez anos escrever o nome desses garotos na história da música e ao mesmo tempo mudá-la. The Beatles se transformou em Beatlemania e conquistou o mundo. Quem diria que aqueles garotos provenientes de pobres bairros da decadente Liverpool conseguiriam tanta coisa em dez anos!

A banda nem sempre foi composta por Paul, George, John e Ringo. Pete Best foi baterista da banda de 60 até 62 e Stuart Sutcliffe foi o primeiro baixista do grupo. No decorrer dos anos os Beatles foram se formando. Em 62 Ringo Starr foi incorporado aos Beatles no lugar de Pete. Ringo já tinha tocado algumas vezes pelos Beatles e Hamburgo e aceitou prontamente a proposta feita por Brian Epstein,empresário do grupo desde 61, quando foi a um show dos Beatles no Cavern Club e se encantou com a desenvoltura daqueles garotos.

Uma vez John Lennon disse que não cresceu em Liverpool e sim em Hamburgo. O fato é que depois da chegada de Pete Best aos Beatles(em meados de 1960, ainda no início da banda) os Beatles receberam um convite para se apresentar em Hamburgo, onde a noite não terminava. As bandas que lá se apresentavam tinha de tocar bem por várias horas em sequencia para não serem vaiadas pelo público. Com a prática que os Beatles ganharam tocando em Hamburgo(Já que tocavam por sete, oito horas seguidas por noite) o grupo evoluiu muito musicalmente na cidade. John estava certo, os Beatles começaram a se aperfeiçoar em Hamburgo, ganhando muitos fãns com essas viagens.

Em uma dessas turnês em Hamburgo(na primeira), Stuart Sutcliffe conheceu a Astrid Kirchherr, que foi quem deu a idéia(junto com Epstein) de mudar o visual dos Beatles, fazendo-os adotar o terno e a gravata e o cabelo "estilo Beatles". Astrid fotografou toda a primeira viajem dos Beatles na alemanha. Nessa turnê Stu acabou se apaixonando pela fotógrafa e largou a banda para viver com ela em Hamburgo. Na turnê dos Beatles na cidade em 1962 a banda ficou sabendo da morte de Stuart por uma hemorragia cerebral.

As mudanças nesse ano não paravam. Além da morte de Stu, a banda fechou um contrato com a gravadora de George Martin para gravar um disco solo. Martin não gostou inicialmente da banda e pediu que a banda mudasse seu bateirista. A decisão foi difícil, mas Epstein foi encarregado de dar a má notícia a Best. Os fãns não gostaram nada, mas quando Ringo Starr foi incorporado ao grupo os Beatles começaram a fazer sucesso nas paradas musicais da época.

Aos poucos os Beatles foram alcançando o primeiro lugar e implacaram uma sequencia nunca antes visto de singles no top das paradas musicais. A banda se tornava sucesso na Inglaterra. Para conquistar o mundo faltava apenas fazer sucesso nos EUA. Aliás, a inspiração do rock ´n´roll Inglês da época vem exatamente dos discos americanos que chegavam à navio na cidade. Não demorou muito e os Beatles fizeram sucesso também na terra do Tio Sam, conquistando de vez o planeta.

A banda chegou ao top em dez anos. emplacou músicas como "Love me do", "I want hold your hand", "Revolver", "Yesterday" e "Let it be". O grupo chegou no auge, não havia mais o que conquistar. Até de filmes eles participaram(embora o sucesso não foi igual ao musical). A partir dai que um problema começou a ficar exposto: As inúmeras discussões entre Paul e John.

Depos da morte do empresário Epstein(em 67), John acusou várias vezes Paul de tentar assumir o grupo, de tentar controlar os demais integrantes da banda.Os Beatles ainda gravaram alguns disco até o anos de 1970, quando a banda decidiu anunciar o seu fim. Os Beatlesmaniacos não acreditavam no que eles anunciavam. Ano após ano os fãns aguardavam a volta da maior banda de todos os tempos. Em 1980 a esperança acabou quando um assassino matou John Lennon na entrada de sua casa. Os Beatles jamais poderiam ser vistos tocando juntos novamente. O fim chegou de vez.

O título de "A maior banda de todos os tempos" não é à toa. Os Beatles seguem vendendo discos(CD´s né!) até hoje. Foram até então vendidos mais de um bilhão(isso mesmo!) de discos e CD´s da banda. Os Beatles foram eleitos na revista times uma das pessoas mais influentes e importantes do século XX. Eles revolucionaram a música e o mundo e são lembrados até hoje. Após escrever nesse texto um pouco da história dos Beatles cheguei a uma conclusão e reformulo o título: Os Beatles são "A maior banda de todos os tempos". Nem o tempo apagará o que eles fizeram.

Um comentário:

  1. Ótimo texto, Carlos! Eu gosto muito dos Beatles (meu pai é Beatlemaníaco, com certeza foi por influência dele) e principalmente do Johh, de quem o meu pai é fãzasso!

    ResponderExcluir