segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O futebol do Rio é forte novamente

 O futebol carioca vinha de uma década de resultados horríveis, sem grandes campanhas no brasileirão até o ano de 2009, quando o Flamengo conquistou o título. Em 2010 foi a vez do tricolor das laranjeiras se sagrar campeão e confirmar a hegemonia do estado no campeonato mais importante do país, após anos e anos de maus resultados. No ano de 2011 a boa fase dos clubes do Rio no cenário nacional se mantém. Neste fim de semana foi disputada a  13° rodada do campeonato brasileiro, que foi ótima para os clubes cariocas. Todos os quatro venceram e se colocaram entre os oito primeiros colocados na competição nacional.

No sábado o Flamengo recebeu o Grêmio no Engenhão e tratou de vencer por dois a zero e manter a boa fase da equipe e de Ronaldinho Gaúcho, que fez uma boa partida, marcou um gol e seguiu como artilheiro isolado da competição. O robro-negro de Luxemburgo parece que resolveu trocar de vez os empates rotineiros pelos três pontos. Após a importante vitória a equipe da Gávea subiu para o segundo posto na classificação, passando o São Paulo e ficando a um ponto do líder Corinthians.

No mesmo horário que o Flamengo ganhava do Grêmio o Botafogo conquistava grande vitória fora de casa em cima do Cruzeiro de Joel Santana. O único gol da partida foi marcado por Loco Abreu, que voltara da seleção uruguaia após o título da Copa América muito motivado. Caio Júnior afirmou após o término da partida que finalmente encontrou a equipe ideal, com Herrera e Abreu no comando de ataque. O Botafogo alcançou a sexta colocação na tabela de classificação.

O domingo ficou marcado novamente por vitórias cariocas. O Vasco foi ao Morumbi e conquistou três pontos fundamentais para a equipe continuar motivada na briga pelo título nacional. O cruz-maltino jogou, na maior parte do tempo, no contra-ataque. E foi assim que a equipe conquistou os três pontos. Éder Luís abriu o placar e Felipe decretou a vitória, quando o São Paulo pressionava bastante. Com a vaga na libertadores já garantida, a briga maior do Vasco na competição é o título. Com a vitória o Vasco segui em 5° lugar.

Já o Fluminense recebeu o Ceará no Engenhão e não teve piedade do rival nordestino: enfiou 4 a 0, podendo ter vencido por mais gols. O primeiro tempo terminou um a zero apenas(gol de Fred), mas o fator determinante para a goleada tricolor aconteceu no final da primeira etapa: Heleno agrediu Fred e foi expulso. Caminho aberto para o Flu partir para cima e melhorar o saldo de gols(que antes da partida era de três gols negativos). Rafael Sóbis, Souza(que deu duas assistências) e Rafael Moura completaram o placar na segunda etapa. O técnico Abel Braga parece ter encontrado em Fred e Rafael Sóbis a dupla de ataque perfeita para o time começar a arrancada na tabela, na qual se encontra na oitava colocação.

Os títulos brasileiros e a consolidação dos quatro grandes do Rio entro os oito melhores colocados da tabela nesta temporada mostram na prática a melhora que teve o futebol carioca nos últimos anos. Do lado de fora do campo, é possível ver a melhora na construção do CT ninho do urubu, na grande reforma em São Januário, na aquisição do Engenhão e na tentativa de abater a dívida milionária. Os clubes cresceram e os dirigentes também. Podem e devem crescer mais, mas já é um avanço consideravel, com resultados consolidando a melhora na forma de pensar e agir. O futebol do Rio é forte novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário