domingo, 13 de fevereiro de 2011

O mito decide parar

Amanhã um dos maiores atletas dos últimos tempos deve anunciar a aposentadoria.Ronaldo foi fenômeno.mito.monstro.gênio.exemplo de superação.não há como resumir todos os adjetivos que o qualificam,tanto como exemplo de atleta como de pessoa,em um só.ele está na história.
Eu confesso que fiquei muito triste quando soube da notícia.fiquei bem chateado.mesmo sabendo que aquele atleta que vestia a nove do Corinthians não era o GRANDE Ronaldo.que era um Ronaldo que não podia dar o seu melhor.não por que não queria,mas não conseguia.a sua forma física era triste.ele já não conseguia fazer exercícios físicos como antes.não tinha,nem de perto, a mesma arrancada de antes.apesar de tudo,eu sempre,no sentimento mais inocente possível,esperei que aquele homem,que me fez vibrar por diversas vezes e que me mostrou que a vida é desafio e você têm que se superar,conseguisse mais uma vez calar as críticas e esboçar alguma arrancada fennomenal,ou um lance de placa.
Sua saída para a europa muito cedo e o seus fortíssimos exercícios físicos lhe renderam quilos a mais.e em pouco tempo o garoto magrelo,criado em Bonsucesso, virou um milionário de forma física avantajada.o menino não era mais o mesmo.e virou fenômeno.encantou o mundo.foi o astro maior do planeta por três vezes.ganhou duas Copas.foi artilheiro de uma.marcou 15 gols em todas e se tornou o maior artilheiro em Copas.se tornou mito.caiu,levantou,caiu de novo,surpreendeu a todos levantando mais uma vez e foi exemplo para todos.
Não me sai da cabeça os gols que ele fizera na final do Mundial de 2002.era um domingo,pela manhã.estava na sala vendo o jogo no sofá com o meu pai.minha mãe estava na mesa,sentada,nervosa.me emocionei com os gols e vi,pela primeira vez,meu país ser campeão do mundo.lembro-me também de um sábado(se não falha a sempre falha memória)quando ele estréiou pelo Madrid e fez um belo gol.lembro que a Band trasmitiu o jogo.vibrei de montão com o gol do mito.como esquecer então do golaço que ele fez na Internazionale de Milano no Giuseppe Meazza,com os torcedores da Inter usando uma espécie de apito quando o fenômeno tocava na bola.ele fez um golaço num chute de fora da área e calou o estádio.a narração do André Henning foi emocionante.
Por fim,os anos em que eu acompanhei mais de perto a carreira do mito,quando ele atuou pelo Corinthians.fui no Maracanã para ver um jogo entre Vasco e Corinthians.era semi-final de Copa do Brasil de 2009.ele não jogou.o Vasco foi eliminado(mesmo jogando melhor os dois jogos) e o fenômeno(que naquela época ainda estava em forma)jogou muito na decisão.o Corinthians se sagrou campeão e garantiu vaga na libertadores.a partir dai começa a grande derrocada da carreira do fenômeno.ele interrompeu uma sequência de jogos(já que as partidas no Brasileiro não valiam nada para o Corinthians) e começou a sair da forma.começou a se contundir e a ficar grandes períodos no departamento médico.a partir daquela final da Copa do Brasil o Ronaldo deixou de ser fenômeno.o Corinthians caiu em duas libertadores seguidas(2010,2011) e ele passou a ser perseguido pela torcida,que o chamou de gordo e pediu a sua saída.
Essa semana a crise no Corinthians se agravou com a saída do lateral,e amigo particular de Ronaldo por anos,Roberto Carlos para o futebol Russo.Ronaldo resolveu repensar a sua aposentadoria e decidiu que é a hora de pendurar as chuteiras.fico muito triste em não poder ver mais o fenômeno atuar.mas algo me diz que eu já não via há tempos.mesmo assim gostava de vê-lo em campo.era ainda o Ronaldo.pensei que todo o texto que eu fizesse para expressar esse sentimento seria pequeno diante da grandeza desse mito.mas pensei também que não poderia deixar de colocar para fora esse sentimento e essa gratidão.queria agradecê-lo por TUDO.pelos momentos que me fez rir,pelos momentos que me fez chorar,pelos momentos que me emocionou.concerteza poderei dizer para os meus netos que vi um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos:Ronaldo,o FENÔMENO.

Um comentário: